Embora o índice de
mortalidade das empresas nascentes esteja caindo no Brasil, boa parte dos novos
negócios não consegue superar os primeiros anos de vida. Entre os motivos,
estão a falta de planejamento e de experiência, pouco capital para investir e
má gestão.
Confira, aqui, oito
pontos que merecem a atenção antes de abrir um negócio:
1. VALE APOSTAR NA EXPERIÊNCIA
Se você não tem
experiência na área em que deseja abrir a empresa, vale a pena procurar um
sócio, um funcionário ou até mesmo uma consultoria que já tenha certa
experiência no ramo em questão.
2. É FUNDAMENTAL ADQUIRIR CONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO
A busca pelo
conhecimento sobre a área em que você deseja atuar é fundamental para o seu
sucesso. Cursos de capacitação são importantes para entender melhor o mercado e
as próprias atividades e situações que você encontrará no dia a dia.
3. UM PLANO DE NEGÓCIOS É VITAL
Começar uma empresa
sem um bom plano de negócios é o primeiro passo para o seu fracasso. É preciso
definir a estrutura operacional da empresa, estabelecer um plano financeiro
detalhado com os investimentos previstos, definir o capital de giro, custos e a
previsão de rentabilidade da empresa nos primeiros anos (pelo menos 3 anos).
Vale a pena, também, criar um plano de marketing para poder identificar
claramente o seu público-alvo, seu mercado e suas estratégias de venda.
4. É PRECISO SABER GERAR VALOR PARA O CLIENTE
Para você obter
destaque em um mercado com tantos concorrentes, você precisa levar em conta a
importância de ter um diferencial e gerar algum valor para o cliente. A grande
questão é: o que fará o cliente preferir o meu produto/serviço?
5. ACERTE NOS INVESTIMENTOS
Geralmente o novo
empresário possui o capital necessário para o investimento, mas tem dificuldade
de identificar a forma correta onde deve investir o dinheiro. Nesse momento,
áreas como marketing, capacitação de funcionários e estruturais devem ser
priorizadas, pois estão ligadas diretamente ao cliente e ao funcionamento da
empresa.
6. É PRECISO MANTER CAPITAL DE GIRO SUFICIENTE
Antes de iniciar as
atividades, é fundamental ter em mãos pelo menos o dinheiro suficiente para
manter as despesas gerais da empresa por um ano. Geralmente, os primeiros meses
são de adaptação ao mercado e não geram grande entrada de dinheiro no caixa.
7. IMPORTANTE: SEPARAR AS FINANÇAS PESSOAIS DAS FINANÇAS DA EMPRESA
Uma excelente dica
é estipular um salário para o proprietário, que deverá ser retirado juntamente
como o pagamento dos funcionários. Para definir o seu salário como diretor, é
simples: imagine quanto você pagaria para alguma pessoa executar as suas
funções. Além disso, é preciso evitar a retirada de dinheiro fora das datas
pré-fixadas para o pagamento e manter muito bem estruturado o controle
financeiro da empresa.
8. DICA ESPECIAL: CONTROLAR A ANSIEDADE
A ansiedade pode
causar grande frustação antes mesmo que clientes importantes tenham conhecimento
de que sua empresa existe. Não exija resultados antes da hora. Inúmeros fatores
podem atrasar o reconhecimento da empresa, por isso é preciso manter os
esforços na busca por conhecimento e capacitação, vontade de trabalhar e
incentivos para inovar.
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