segunda-feira, 4 de agosto de 2014

E Commerce

O que é e-commerce 


E-commerce, ou comércio eletrônico, é a forma on-line de compra e venda. Ou seja, pela Internet, você pode adquirir os mais diversos produtos e serviços disponíveis na grande rede por meio das lojas virtuais. Você pesquisa, escolhe, especifica características — modelo, tamanho, cor, periodicidade — e a forma de pagamento. Depois, recebe, dentro de um prazo determinado, o produto ou serviço diretamente em sua casa.


A vantagem para as lojas virtuais é que elas não necessitam de espaço físico, diminuindo custos. Além disso, estão abertas 24 horas por dia e oferecem serviços personalizados de acordo com o perfil do consumidor. Elas também podem existir como serviço complementar de uma rede de lojas ou serviços já existentes ou somente na Internet.
Enquanto os consumidores vão, aos poucos, sentindo-se seguros com as compras on-line, as empresas investem em segurança e ampliam a oferta e a qualidade dos produtos e serviços. Nesse processo, acontece uma evolução, e novos hábitos vão, aos poucos, fazendo parte da vida de milhares de pessoas.

Segurança e Vantagens 


Quem já comprou, não parou mais. Depois de rompida a insegurança inicial com a primeira compra, o consumidor inicia uma gradativa mudança de hábito e se beneficia das ofertas e promoções exclusivas do e-commerce. Entre os atrativos estão ainda o conforto — não é necessário ficar na fila do caixa ou muito menos ir de loja em loja fazendo pesquisa de preços —; o preço — na maioria das vezes, menor que o da loja convencional —; o horário de funcionamento — 24 horas por dia —; as diversas opções de personalização; e ainda a facilidade de encontrar produtos e serviços que não estão disponíveis em sua cidade.

Para o professor de Inglês Jefferson Ferro, as compras on-line facilitaram a aquisição de livros. “A vantagem, na verdade, é a possibilidade de ter acesso a um produto que não está disponível em sua cidade”, avalia. Embora ele continue realizando compras em lojas convencionais, garante que depois da primeira experiência na Internet tudo ficou mais fácil. “Na primeira vez, comprei livros e fiquei ansioso por saber se iam chegar mesmo. Comprar algo sem ver, sem tocar, parece estranho. E de fato é... livros em especial. Mas chegaram bem, e a conta foi debitada em meu cartão de crédito como tinha de ser”, conta o professor.

Palavra de Especialista 


Os analistas de suporte à infra-estrutura de telecomunicações Glauco Christopher Mendes e Glaucio Henrique Passold respondem a algumas questões sobre segurança na Internet.


Em linhas gerais, como funciona a segurança de um site de compras?


Sites de compras utilizam os protocolos HTTPS e SSL para estabelecer uma conexão mais segura. Ambos oferecem mecanismos de autenticação na conexão e de encriptação de dados sobre o protocolo TCP/IP a fim de prover segurança nas transações cliente—site. A encriptação dos dados é feita utilizando-se um certificado, fornecido e assinado por empresas especializadas em criptografia e que se responsabilizam pela confiabilidade desta. Basicamente, funciona com a “codificação” dos dados antes de enviá-los ao site de compra e com sua decodificação pelo site. Essa encriptação utiliza uma chave de 128 Bits, que é muito difícil de ser quebrada. Os recursos de SSL estão disponíveis nos browsers Netscape (3.0 ou superior) e no Internet Explorer (3.01 ou superior).


Como o consumidor pode saber se o site é seguro? Que providências ele pode tomar, antes de fechar a compra, para evitar problemas de segurança, especialmente nas compras com cartão de crédito?


É importante atualizar periodicamente o antivírus da máquina, aplicar os patches de segurança de seu sistema operacional e até mesmo do browser que se utiliza para fazer o acesso. No momento em que for fazer a compra, na hora de fornecer seus dados, número do cartão de crédito e outras informações confidenciais, é importante conferir na barra de endereço do browser se o endereço está como HTTPS e não como HTTP. Isso significa que o site já utiliza algum nível de segurança. Além disso, você também pode verificar se na barra de status do browser, na parte inferior da tela, existe o desenho de um cadeado. Se houver, significa que o site está usando SSL e uma chave de criptografia.

Outra forma de se prevenir é comprar em sites conhecidos, como Americanas, Submarino, entre outros. É uma precaução a mais, pois, em sites novos, sem nome no mercado, pode haver falhas de segurança ou “armadilhas”. Outro fator que favorece a confiança no site é que somente clientes cadastrados possam efetuar compras.

É necessário conhecer a política de privacidade e segurança da empresa antes de efetuar compras on-line? 


Sim. Os contratos podem conter cláusulas que permitam divulgar seus dados ou endereço de e-mail. Além disso, por meio da política de privacidade e segurança, você pode verificar o quanto a empresa se responsabiliza pelos dados que você cadastra. 


Como as empresas estão investindo em segurança na Web e quais são as ferramentas mais avançadas nesse mercado?


O principal investimento é feito em tecnologia, seja com equipamentos, softwares, certificados de segurança ou capacitação de profissionais para aplicação desses recursos. Uma das principais, senão a mais conceituada empresa de certificação digital, é a Verisign.

Algumas instituições também investem em seus próprios certificados, mas a confiabilidade pública não é a mesma do que a de um certificado assinado pela Verisign.
Falando ainda em criptografia, a chave de 128 Bits é a mais utilizada hoje em dia para transações comerciais via Internet. Já existem chaves de 512 Bits, mas o preço e todo o processamento envolvido para codificação e decodificação não compensam para a utilização no comércio on-line.
As empresas estão preocupando-se em garantir a segurança das informações depois de recebidas e, para isso, adquirem equipamentos e softwares para serviços de firewall, buscando assim maior proteção aos seus data centers. Hoje, os produtos mais usados e avançados nesse segmento são o Firewall 1 da CheckPoint, o PIX Firewall Family da Cisco Corporation e o FortiGate Family da FortiNet Inc.
Algumas empresas utilizam pacotes fechados de soluções e produtos para comércio eletrônico. Os mais populares são da IBM, Novell e Microsoft.

Consumidores com todos os perfis
O e-commerce tem como um dos seus maiores diferenciais a possibilidade de atender tanto mercados enormes como nichos muito específicos.
Um exemplo disso é a Amazon.com, que vendeu milhões de livros Harry Potter, mas a metade do seu faturamento veio de livros com menos de dez unidades vendidas.
Este exemplo mostra como é possível atrair uma grande quantidade de pessoas de nichos de mercado específicos através da internet. Se o público consumidor dos seus produtos é pequeno na sua cidade, isso não é problema, porque você pode vender para pessoas interessadas no seu produto em qualquer lugar do país.
Uma livraria física não consegue oferecer todos os livros dentro de sua limitação de espaço físico, mas na internet é possível vender uma enorme variedade de títulos.
Defina claramente um público-alvo para o seu e-commerce e esteja atento para conhecer mais seus clientes e potenciais nichos de mercado. Com esse conhecimento, você poderá atender às expectativas dos clientes com maior eficácia e aproveitar da melhor forma as oportunidades oferecidas pelo mercado.
Fonte: http://www.educacional.com.br/vidainteligente/clickdigital02/lojasvirtuais.asp
http://www.e-smart.com.br/o-que-e-e-commerce/        

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