O que é e-commerce
E-commerce, ou comércio eletrônico, é a forma on-line de compra e venda. Ou
seja, pela Internet, você pode adquirir os mais diversos produtos e serviços
disponíveis na grande rede por meio das lojas virtuais. Você pesquisa, escolhe,
especifica características — modelo, tamanho, cor, periodicidade — e a forma de
pagamento. Depois, recebe, dentro de um prazo determinado, o produto ou serviço
diretamente em sua casa.
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Enquanto os consumidores vão, aos poucos, sentindo-se seguros com as
compras on-line, as empresas investem em segurança e ampliam a oferta e a
qualidade dos produtos e serviços. Nesse processo, acontece uma evolução, e
novos hábitos vão, aos poucos, fazendo parte da vida de milhares de pessoas.
Segurança
e Vantagens
Quem já comprou, não parou mais. Depois de
rompida a insegurança inicial com a primeira compra, o consumidor inicia uma
gradativa mudança de hábito e se beneficia das ofertas e promoções exclusivas
do e-commerce. Entre os atrativos estão ainda o conforto — não é necessário
ficar na fila do caixa ou muito menos ir de loja em loja fazendo pesquisa de
preços —; o preço — na maioria das vezes, menor que o da loja convencional —; o
horário de funcionamento — 24 horas por dia —; as diversas opções de
personalização; e ainda a facilidade de encontrar produtos e serviços que não
estão disponíveis em sua cidade.
Para o professor de Inglês Jefferson Ferro, as compras on-line
facilitaram a aquisição de livros. “A vantagem, na verdade, é a possibilidade
de ter acesso a um produto que não está disponível em sua cidade”, avalia.
Embora ele continue realizando compras em lojas convencionais, garante que
depois da primeira experiência na Internet tudo ficou mais fácil. “Na primeira
vez, comprei livros e fiquei ansioso por saber se iam chegar mesmo. Comprar
algo sem ver, sem tocar, parece estranho. E de fato é... livros em especial. Mas
chegaram bem, e a conta foi debitada em meu cartão de crédito como tinha de
ser”, conta o professor.
Palavra
de Especialista
Os analistas de suporte à infra-estrutura de
telecomunicações Glauco Christopher Mendes e Glaucio Henrique Passold respondem
a algumas questões sobre segurança na Internet.
Em linhas gerais, como funciona a segurança de um
site de compras?
Sites de compras utilizam os protocolos HTTPS e SSL para estabelecer uma
conexão mais segura. Ambos oferecem mecanismos de autenticação na conexão e de
encriptação de dados sobre o protocolo TCP/IP a fim de prover segurança nas
transações cliente—site. A encriptação dos dados é feita utilizando-se um
certificado, fornecido e assinado por empresas especializadas em criptografia e
que se responsabilizam pela confiabilidade desta. Basicamente, funciona com a
“codificação” dos dados antes de enviá-los ao site de compra e com sua
decodificação pelo site. Essa encriptação utiliza uma chave de 128 Bits, que é
muito difícil de ser quebrada. Os recursos de SSL estão disponíveis nos
browsers Netscape (3.0 ou superior) e no Internet Explorer (3.01 ou superior).
Como o consumidor pode saber se o site é seguro?
Que providências ele pode tomar, antes de fechar a compra, para evitar
problemas de segurança, especialmente nas compras com cartão de crédito?
É
importante atualizar periodicamente o antivírus da máquina, aplicar os patches
de segurança de seu sistema operacional e até mesmo do browser que se utiliza
para fazer o acesso. No momento em que for fazer a compra, na hora de fornecer
seus dados, número do cartão de crédito e outras informações confidenciais, é
importante conferir na barra de endereço do browser se o endereço está como
HTTPS e não como HTTP. Isso significa que o site já utiliza algum nível de segurança.
Além disso, você também pode verificar se na barra de status do browser, na
parte inferior da tela, existe o desenho de um cadeado. Se houver, significa
que o site está usando SSL e uma chave de criptografia.
Outra forma de se prevenir é comprar em sites conhecidos, como
Americanas, Submarino, entre outros. É uma precaução a mais, pois, em sites
novos, sem nome no mercado, pode haver falhas de segurança ou “armadilhas”.
Outro fator que favorece a confiança no site é que somente clientes cadastrados
possam efetuar compras.
É necessário conhecer a política de privacidade e
segurança da empresa antes de efetuar compras on-line?
Sim. Os contratos podem conter cláusulas que permitam divulgar seus dados ou
endereço de e-mail. Além disso, por meio da política de privacidade e
segurança, você pode verificar o quanto a empresa se responsabiliza pelos dados
que você cadastra.
Como as empresas estão investindo em segurança na
Web e quais são as ferramentas mais avançadas nesse mercado?
O
principal investimento é feito em tecnologia, seja com equipamentos, softwares,
certificados de segurança ou capacitação de profissionais para aplicação desses
recursos. Uma das principais, senão a mais conceituada empresa de certificação
digital, é a Verisign.
Algumas instituições também investem em seus próprios certificados, mas
a confiabilidade pública não é a mesma do que a de um certificado assinado pela
Verisign.
Falando ainda em criptografia, a chave de 128 Bits é a mais utilizada
hoje em dia para transações comerciais via Internet. Já existem chaves de 512
Bits, mas o preço e todo o processamento envolvido para codificação e
decodificação não compensam para a utilização no comércio on-line.
As empresas estão preocupando-se em garantir a segurança das informações
depois de recebidas e, para isso, adquirem equipamentos e softwares para
serviços de firewall, buscando assim maior proteção aos seus data centers.
Hoje, os produtos mais usados e avançados nesse segmento são o Firewall 1 da
CheckPoint, o PIX Firewall Family da Cisco Corporation e o FortiGate Family da
FortiNet Inc.
Algumas empresas utilizam pacotes fechados de soluções e produtos para
comércio eletrônico. Os mais populares são da IBM, Novell e Microsoft.
Consumidores com todos os perfis
O e-commerce tem como um dos seus
maiores diferenciais a possibilidade de atender tanto mercados enormes como
nichos muito específicos.
Um exemplo disso é a Amazon.com,
que vendeu milhões de livros Harry Potter, mas a metade do seu faturamento veio
de livros com menos de dez unidades vendidas.
Este exemplo mostra como é
possível atrair uma grande quantidade de pessoas de nichos de mercado
específicos através da internet. Se o público consumidor dos seus produtos é
pequeno na sua cidade, isso não é problema, porque você pode vender para
pessoas interessadas no seu produto em qualquer lugar do país.
Uma livraria física não consegue
oferecer todos os livros dentro de sua limitação de espaço físico, mas na
internet é possível vender uma enorme variedade de títulos.
Defina claramente um público-alvo
para o seu e-commerce e esteja atento para conhecer mais seus clientes e
potenciais nichos de mercado. Com esse conhecimento, você poderá atender às
expectativas dos clientes com maior eficácia e aproveitar da melhor forma as
oportunidades oferecidas pelo mercado.
Fonte: http://www.educacional.com.br/vidainteligente/clickdigital02/lojasvirtuais.asp
http://www.e-smart.com.br/o-que-e-e-commerce/
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