John Nash John Forbes Nash
Jr. Nasceu em
Bluefield, 13 de junho de 1928, é um matemático Norte-Americano que trabalhou
na Teoria dos Jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas
parciais, servindo como Matemático Sênior de Investigação na Universidade de
Princeton. Compartilhou o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred
Nobel de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi. Nash também é conhecido por
ter tido sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, vencedor de 4 Oscar
(indicado para 8), baseado no livro- biográfico homônimo, que apresentou seu
gênio para a matemática e sua luta Nash em 2006 contra a esquizofrenia.
Estratégia A estratégia começa com uma visão de
futuro para a empresa e implica na definição clara de seu campo de atuação, na
habilidade de previsão de possíveis reações às ações empreendidas e no
direcionamento que a levará ao crescimento. A teoria dos Jogos interage com a
economia a fim de encontrar estratégias racionais para situações em que o
resultado depende não só da estratégia de um agente. Mas também das estratégias
escolhidas por outros agentes que possivelmente tem estratégias diferentes e
objetivos comuns.
Teoria dos Jogos Trata-se de uma ferramenta analítica
para o estudo de situações onde haja interação e conflitos de interesses entre
diversos participantes. Situação típica em negócios.
Jogos - Características • Conjunto de regras que
especifica os elementos do jogo (jogadores, conjunto de ações possíveis para
cada jogador, informações disponiveis para cada agente e delimita a ação dos
jogadores • Conjunto de resultados (payoff’s) possiveis, decorrentes das ações
de cada jogador).
Jogadores • Os jogadores são agentes econômicos que
tomam decisões. Podem ser consumidores buscando maximizar sua satisfação ou
empresas buscando maximizar seu lucro ou sua fatia de mercado.
Ações Estratégicas • Defini-se estratégia como
sendo o conjunto de ações a ser executado ao longo do jogo, que resultará em
respostas do adversário e implicará em um plano estratégico para cada ação e
reação do opositor, compondo um complexo conjunto de alternativas (estratégias)
e uma diversidade de lances.
Resultados • Os resultados ou (Payoff’s) é o
conjunto de stratégias que definirá ou induzirá o resultado.
Classificação• A classificação do jogo de acordo
com os diversos tipos possíveis de jogos permite que ele represente com maior
ou menos fidelidade, diversas situações de conflito real. • Jogos baseados em
regras x jogos de desenvolvimento livre; • Jogos cooperativos x jogos não
cooperativos; • Jogos de informação perfeita x jogos de informação imperfeita;
• Jogos de soma zero x jogos de soma não zero.
Tipologia dos Jogos • Os jogos podem ser
cooperativos e não cooperativos. Além desta divisão, eles podem ser
classificados de várias maneiras: Pelo número de participantes (duas, três ou n
pessoas), pela propriedade de serem divisíveis ou não em subjogo, pelo fato de
gerarem somas constantes ou variáveis nos payoffs dos participantes.
Análise de Estratégias• Uma das abordagens para
analisar um jogo se faz por meio da analise das estratégias que conduzem aos
seus possíveis equilíbrios. Sob este aspecto, existem dois tipos de equilíbrio
básicos: o equilíbrio de estratégia dominante e o equilíbrio de NASH.
Equilíbrio de Nash - O dilema do prisioneiro é um
problema da teoria dos jogos e um exemplo claro, mas atípico, de um problema de
soma não nula. Neste problema, como em outros muitos, supõe-se que cada
jogador, de modo independente, quer aumentar ao máximo a sua própria vantagem
sem lhe importar o resultado do outro jogador. As técnicas de análise da teoria
de jogos padrão - por exemplo, determinar o equilíbrio de Nash - podem levar
cada jogador a escolher trair o outro, mas curiosamente ambos os jogadores
obteriam um resultado melhor se colaborassem. Infelizmente (para os
prisioneiros), cada jogador é incentivado individualmente para defraudar o
outro, mesmo após lhe ter prometido colaborar. Este é o ponto-chave do dilema. No
dilema do prisioneiro iterado, a cooperação pode obter-se como um resultado de
equilíbrio. Aqui se joga repetidamente, pelo que, quando se repete o jogo,
oferece-se a cada jogador a oportunidade de castigar ao outro jogador pela não
cooperação em jogos anteriores. Assim, o incentivo para defraudar pode ser
superado pela ameaça do castigo, o que conduz a um resultado melhor,
cooperativo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_do_prisioneiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Forbes_Nash
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