quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Especialista dá dicas para consolidar marca

De acordo com Paulo Lima, personagem do 5º episódio da websérie Os Criativos, marcas são imãs, criam comunidades de valor em torno de uma ideia. Para uma empresa que tenta se consolidar em meio a um mercado tão saturado de opções e informações, a marca é a maneira mais importante de ser reconhecida por consumidores e competidores.
“A marca não se refere somente ao produto. É um emblema de toda a empresa e carrega em si outros elementos, como sintonia com as tendências, gestão profissional e valores.”, afirma matéria do site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A publicação convidou o designer e produtor musical Willie Peña para indicar quatro passos para construir a marca de uma startup com poucos recursos. Confira um resumo:
Pesquisa de mercado. Ao identificar as tendências e as preferências dos consumidores, a startup pode gerenciar sua imagem de forma ativa. Essa pesquisa deve ser feita pela própria empresa, que pode utilizar redes sociais, aplicativos específicos, grupos de discussão com consumidores, estudos prévios e até a lista de e-mail. O importante é dialogar com pessoas para as quais o produto ou serviço seja relevante.
Alinhe a voz do seu negócio com a do mercado. Sabendo das movimentações do mercado, a empresa se posiciona como pioneira e autoridade no setor em que atua, antevendo as tendências e saindo na frente da concorrência.
Institua valores para todos os aspectos do negócio. Todos os processos e ações da empresa devem transparecer o compromisso com seus valores, incluindo a atuação em redes sociais, sites e outras formas de comunicação com parceiros, fornecedores e consumidores.
Aproveite as possibilidades baratas de marketing. Blogs, publicações locais, criar programas de fidelidade e publicar o depoimento dos clientes satisfeitos em sua comunicação são algumas opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário