Analogia entre
as ideias de Ítalo Calvino para o século XXI e o mundo dos negócios. Leveza,
rapidez e exatidão são alguns dos hábitos do empreendedor eficaz.
No livro Seis Propostas para o próximo milênio de Ítalo
Calvino ele procura demonstrar quais valores literários mereciam ser
preservados no curso do próximo milênio.
A reflexão merece uma analogia com o
trabalho nas empresas. Conheça os seis valores:
1 – Leveza
As constantes demissões no
Brasil tornaram as estruturas das empresas mais enxutas, mais leves. O
profissional que continuou empregado só teve sua carga de trabalho aumentada. A
disputa por uma vaga chegou a nove candidatos. Além disso aumentou o grau de exigência
das empresas. O perfil exigido por uma indústria em recente anúncio
classificado, pode ser assim resumido: 2o. grau completo, experiência anterior
e curso técnico.
O resultado geral é a
desqualificação e exclusão da grande maioria dos trabalhadores brasileiros
para enfrentar esta nova realidade. Por outro lado é uma grande oportunidade
para quem pensa em ter seu próprio negócio.
2 – Rapidez
O avanço da tecnologia
possibilita que os acontecimentos em uma distante cidade do Leste Europeu sejam
conhecidos quase ao mesmo tempo em várias partes do mundo.
Os computadores estão
interligando Ocidente e Oriente em segundos, com transações comerciais jamais
imaginadas.
Com mudanças tão rápidas e
constantes haverá necessidade de treinamento e reciclagem constantes, pois
produtos, mercados e consumidores também estarão em constante mudança. Esta
flexibilidade é característica das pequenas e médias empresas.
3 – Exatidão
A variedade de empresas e
produtos no mercado fará com que as empresas sejam mais precisas no
atendimento às reais necessidades e expectativas dos seus clientes. Estruturas
menores tendem a personalizar os serviços e deixar os clientes mais
satisfeitos.
4 – Visibilidade
O estímulo da concorrência com
uma variedade de ofertas e preços mais baixos deverá fazer com que os
profissionais de marketing e vendas sejam mais ouvidos dentro das empresas.
A comunicação com o cliente
passou a ser fundamental para desenvolver novas técnicas e formas de vendas,
garantindo assim a manutenção dos clientes e a conquista de novos clientes,
antes que a concorrência, agora globalizada, o faça.
Por isso, o empreendedor do
futuro tem que ter visão global, mas, porém, todavia,contudo, aplicação mais do
que nunca local.
5 – Multiplicidade
Após décadas de turbulências e
planos econômicos, o empreendedor brasileiro já tem capacidade de desenvolver
análises macro e microeconômicas de fazer inveja aos ex-ministros da economia.
Pois nada melhor que o dia-a-dia da economia brasileira para tornar “vendedores
de rua” em especialistas em formação de preços.
O futuro indica a busca cada
vez mais intensa da satisfação do cliente e, embora se chamem cada vez mais os
especialistas, são os generalistas que estarão se utilizando dos amplos
conceitos da administração moderna, para fazer o empreendimento crescer e ter
lucro.
6 – Consistência
Infelizmente, aos 62 anos Italo
Calvino faleceu e não desenvolveu este tema. Ficou para a imaginação dos
leitores a conclusão do artigo a partir das informações anteriores.
Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/Os-h%C3%A1bitos-do-empreendedor-eficaz
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